AUSTRÍACOS

ALEMÃES

 

Atenção: Os contratos disponíveis neste site referem-se apenas a uma pequena parte dos imigrantes alemães que vieram para o Espírito Santo e para a maioria dos imigrantes austríacos.

Clique e veja um exemplo

Os Contratos de Colonos Alemães e Austríacos (1859 - 1860), fazem parte de uma documentação inédita e rara pertencente ao acervo do Arquivo Público Estadual. Além de todas as cláusulas do contrato pré-impresso em português e alemão, estes documentos fornecem informações manuscritas importantes sobre a situação da família, o lugarejo de origem, juntamente com a colônia para onde deveriam seguir.

São 124 contratos firmados entre o representante da "Associação Central de Colonização no Rio de Janeiro" em Hamburgo, Alemanha, Dr. F. Schimidt o chefe de cada grupo familiar e o "Consulado Geral do Império do Brazil em Hamburgo", todos datados de 1859. Onze contratos datados de 1860 foram assinados no porto de Antuérpia, na Bélgica, de onde os imigrantes partiram, diretamente para Vitória, contratados pelo Dr. França Leite.

Os Contratos de Colonos Alemães e Austríacos (1859-1860) pertence ao Grupo Documental Governadoria e está registrado sob o número 93, Série Contratos.

ATENÇÃO: Todos os links ativos que estiverem na cor "AZUL" estão disponíveis os respectivos documentos para visualização em arquivo PDF. Para poder visualizar os passaportes é necessário que você instale em seu computador o programa Adobe Acrobat Reader, para fazer a leitura no formato pdf. Este programa é distribuído gratuitamente na internet.