PROGRAMA ARQUIVO ITINERANTE

Arquivo Itinerante é o nome do programa com o qual o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo atende aos descendentes e demais interessados nos municípios do interior do Estado.

Para o desenvolvimento do programa a instituição dispõe de um automóvel van, adaptado como escritório móvel; com computador, impressora e demais itens. Dentro do veículo os interessados realizam a pesquisa nos dados do projeto Imigrantes Espírito Santo e recebem no mesmo instante o Registro de Entrada de Imigrante. Desta forma, o APEES possibilita o acesso às informações a milhares de descendentes distribuídos pelos 78 municípios do Estado.

Os dados foram pesquisados nos documentos históricos da instituição e com a atuação do Arquivo Itinerante o projeto vem coletando centenas de cópias de documentos e fotografias entre os familiares que se encontram no interior do Estado. Essa ação facilita o acesso à informação àqueles que não têm condições de pesquisar diretamente no Arquivo Público, em Vitória, e ao mesmo tempo recolhe novos dados que ajudam no resgate da história de cada imigrante.

.

.

 

Além das informações que podem ser localizadas nas listas impressas, disponíveis para consulta e nos computadores, os interessados podem solicitar o Registro de Entrada de Imigrante que é um documento impresso contendo todos os dados já indexados para cada imigrante. Até mesmo a fotografia, quando identificada e fornecida pelos familiares, vem impressa no relatório, somando-se às dezenas de informações sobre a origem, embarcação, viagem, destino, entre outros dados pessoais e de interesse histórico para os solicitantes. Essas informações são primordiais para aqueles que desejam montar o processo para obter a dupla-nacionalidade, por exemplo, pois contêm dados que auxiliam na localização de certidões dos antepassados no país de origem.

 

.

Equipe de apoio auxilia os descendentes a localizar nas listas dos imigrantes o registro da chegada dos seus antepassados.

O Arquivo Itinerante já esteve presente nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Águia Branca, João Neiva, Domingos Martins, Iconha, Dores do Rio Preto, Santa Teresa, Castelo, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Marechal Floriano, Pancas, Alfredo Chaves, Linhares, Anchieta.

.

.

Depois de localizar os imigrantes, os familiares recebem impresso o Registro de Entrada de Imigrante.

Mas, além de prestar informações sobre os imigrantes, a equipe do APEES fica à disposição do município atendido para prestar esclarecimentos sobre a organização de arquivos municipais e estabelecer parcerias por meio do Programa de Gestão Documental (Proged).

 

Com base nos pedidos de Registro de Entrada de Imigrante em cada município podemos extrair dados percentuais sobre a região ou província de origem de determinada nacionalidade, entre outras informações.