O QUE É GENEALOGIA?

A definição mais abrangente é "estudo do parentesco". Como ciência auxiliar, desenvolve-se no âmbito da "História de Família", onde é a peça fundamental subsidiada por outras ciências, como a Sociologia, a Economia, a História da Arte ou o Direito.

É também conhecida como "ciência da História da Família" pois tem como objetivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos interfamiliares. Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes como aos ascendentes de uma determinada figura histórica. (in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Genealogia, acessado em 30/01/2008)

BUSCANDO NOSSAS RAÍZES

A relação de imigrantes constante neste site serve como ponto de partida para a construção da história das famílias que colonizaram o Espírito Santo. Além dos dados estatísticos, das diversas informações de origem, viagem e destino dos passageiros, a base de dados do projeto Imigrantes Espírito Santo é uma preciosa fonte de informação para os amantes da genealogia.

Para se realizar uma pesquisa rigorosa da história dos nossos antepassados, certamente passaremos pela elaboração de uma Árvore Genealógica que é uma das maneiras mais práticas para se organizar as informações pessoais de cada membro da família. Em um mesmo sistema se agregam os ascendentes, o cônjuge os descendentes de determinada personalidade, ou seja, o tronco com suas raízes e ramificações.

Existem muitos programas gratuitos distribuídos pela internet (ao final colocamos alguns links à disposição) que auxiliam na organização, indexação, além de uma visualização das ramificações, diversas conexões para cada indivíduo.

Para se realizar uma boa pesquisa da história dos nossos antepassados, certamente passaremos pela elaboração da Árvore Genealógica dos mesmos. Para tanto, poderemos iniciar com a compilação dos nomes dos ancestrais de um determinado individuo com indicação das datas de nascimento, de casamento, de óbito.

A seguir indica-se os nomes dos pais, avós, bisavós, trisavôs, num sentido; e noutro sentido, os dados referentes aos filhos, netos, bisnetos, trinetos e assim sucessivamente. A cada geração surgirá o nome de um cônjuge (esposo ou esposa) que abrirá um novo leque, o que ampliará o horizonte da pesquisa e outras famílias poderão ser agregadas ao tronco inicial.

 

POR ONDE COMEÇAR

Para se começar a montar uma Árvore Genealógica é bem simples. Basta buscar os primeiros dados com os seus pais, irmãos, tios, avós, ou seja, os parentes mais próximos com os quais você tem contato diariamente. Eles poderão lhe fornecer datas e nomes que são do conhecimento e constam nos documentos de cada um.

Comece pelo seu nome. Complete com o seu sobrenome (nome de família). Neste caso leve em consideração somente o sobrenome pelo lado paterno. Estabeleça essa regra para todos os membros que serão inseridos. Assim, de apenas um indivíduo (você) inicia-se o processo de duplicação: seus 2 pais, 4 avós, 8 bisavós e assim por diante, 16, 32, 64. É possível que nesse processo de multiplicação alguns dos seus antepassados (geralmente a partir dos trisavôs) algum casal possa se repetir. Deste modo, ao invés de 16 você terá 14 ou até mesmo 12 trisavós, e a sequência poderá ser reduzida para 28 ou 24, e assim por diante.

É lógico que esse procedimento poderá ser muito extenuante e demandará muito tempo e paciência, porque quanto mais se avança mais nomes surgirão e o acesso às informações se tornará cada vez mais difícil. Então, o mais correto é seguir na direção de apenas um sobrenome por vez, aquele do seu pai, por exemplo, e pesquisar a fundo os seus ancestrais, de linhagem paterna, mais remotos. Você também pode pesquisar todos os descendentes de um só bisavô (filhos, netos, bisnetos incluindo-se obrigatoriamente os agregados).

Ao mesmo tempo em que anota os dados que irá cadastrar, procure reproduzir e classificar os documentos dos antepassados que já faleceram. Organize-os em uma pasta com proteção plástica para melhor preservação e manuseio. Os documentos, como as certidões, serão as fontes confiáveis de onde se extrairá os primeiros dados e que dará respaldo à sua pesquisa. É bom ter sempre em mãos estes documentos, pois nem sempre vale a pena confiar na memória.

Procure sempre citar a fonte de onde foi retirada a informação: título do livro com o nome do autor, edição, página; a localização do cartório, da igreja, da instituição arquivística. Se os dados foram consultados via web, como por exemplo, nas listas do projeto Imigrantes Espírito Santo, os mesmos deverão ser citados informando-se a data da pesquisa. Neste caso, o mais correto é solicitar o Registro de Entrada de Imigrante (um documento emitido pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo que traz impressos todos os dados já indexados para cada imigrante, incluindo-se a citação das fontes primárias de onde foram retirados os dados). Lembre-se que as informações obtidas via internet poderão ser modificadas ou até mesmo retiradas da web no futuro. Portanto, o mais prático é imprimir e guardar os dados pesquisados em suporte papel. Ao citar corretamente as fontes você poderá rever novamente os documentos e buscar outras informações que não haviam sido observadas.

Ao montar uma Árvore Genealógica você estará realizando uma viagem ao seu passado. É uma busca das nossas origens, da nossa formação, da nossa personalidade. Você irá ficar surpreso com tantas descobertas! É por isso que a pesquisa se torna infinita e quem começa não consegue mais parar. Divirta-se!

 

SITES ÚTEIS

Existem na internet diversos programas (softwares) que são distribuídos gratuitamente, porém, a maioria não dispõe do idioma em português. Sugerimos abaixo um link de onde você poderá baixar (fazer o download) do programa e instalar diretamente em seu computador. Além do programa, o Guia do Usuário também está disponível em português.

Programa - Personal Ancestral File 4.0.4

Guia do Usuário (Português)

Além dos programas específicos, encontra-se disponível na internet diversos sites que auxiliam na busca pelos documentos, bem como na metodologia para se montar uma Árvore Genealógica, entre outros assuntos correlatos.


s Genealogia e Imigração Italiana - Oriundi
s Busca de Famílias - Family Search

 

OS ARQUIVOS DA IGREJA MÓRMON

Se você for se aprofundar nas buscas certamente vai se deparar com a necessidade se pesquisar nos microfilmes da Igreja Mórmon (em inglês The Church of Jesus Christ of the Latter-day Saints-LDS.) Os Mórmons reconhecem a Bíblia, a qual associa o Livro Mórmon. Os preceitos são praticamente os mesmos da igreja cristã.

Os Mórmons têm um interesse especial pela pesquisa genealógica, pois é necessário que se conheçam os dados de cada antepassado falecido da família dos seus seguidores para que aquele ente venha a ser batizado, mesmo depois de morte, e assim ser salvo. Este é um dos rituais sagrados da igreja e diz respeito à Ordenança dos Mortos (batismo dos ancestrais).

Para realizar todo esse procedimento de identificação dos nomes e outros dados dos entes ancestrais, a igreja reproduz uma infinidade de documentos ao redor do mundo. Esses documentos, localizados nos arquivos públicos, paróquias, cartórios, listas de imigrantes de navios, etc. são microfilmados (o microfilme é uma espécie de filme fotográfico em rolo, de 16 ou 35mm, que após revelado serve como instrumento de pesquisa e pode ser consultado em máquinas específicas) e guardados em um abrigo à prova de ataque nuclear em uma montanha de granito em Salt Lake City. (Fonte: http://www.cobra.pages.nom.br/gen-arq.html#caixa, acessada em data de 26 de agosto de 2007).

Assim,  caso necessite de documentos que não estão ao seu alcance, como os dos arquivos e paróquias da Europa e de outros continentes do mundo, e também de documentos de diversos Estados do Brasil, entre em contato com uma igreja Mórmon da sua cidade e se informe sobre os procedimentos de consulta nos centros de pesquisas da igreja.

Um exemplo de uma árvore (em língua italiana) com informações sobre as origens e desmembramentos de diversas religiões no mundo, desde Moisés.